Logotipo CNM Muncípios Contra a Dengue

Envie-nos seu material, boa prática, sugestões, ideias, opiniões e dicas

Mobilização contra o mosquito nos Municípios

11 de fevereiro de 2016
11022016_agentesdesaude_GovBAA ação e orientação que a Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem dedicado aos gestores municipais no combate ao Aedes aegypti vai se unir, no próximo sábado, 13 de fevereiro, a mobilização programada pelo governo. O objetivo é de fiscalizar às condições de higiene dos Municípios e prestação de esclarecimentos às comunidades. Serão atingidos pela ação 353 Municípios brasileiros. A operação terá cunho educativo, com distribuição de panfletos e informações aos moradores com vistas a eliminação de todo e qualquer ambiente proprício a proliferação do Aedes aegypti.
 
O trabalho de porta em porta será realizado por cerca de 220 mil homens das Forças Armadas, que se juntarão à 46 mil agentes comunitários para compor o quantitativo mobilizado. Os agentes não entrarão nas residências para realizarem a limpeza local. A faxina ficará sob responsabilidade dos moradores, após as orientações de combate ao inseto. Autoridades federais e gestores municipais também acompanharão as ações de perto.
 
Dentre as instruções a serem repassadas aos moradores dos Municípios estão as já conhecidas boas práticas higienização completa dos ambientes, a prevenção quanto a água parada e o uso de repelentes.
 
Consciência nacional
Embora a mobilização marcada para o próximo sábado cubra apenas cerca de 6% dos 5.568 Municípios brasileiros, é fundamental que todo o país se conscientize na luta contra a proliferação do Aedes aegypti.
 
Assim, as prefeituras e os gestores municipais devem ter participação ativa e diária no combate aos focos de proliferação, em um trabalho conjunto com equipes de Defesa Civil, Saúde, Educação e as comunidades.
 
No hotsite da CNM “Municípios Contra o Aedes aegypti” o gestor encontra vasto material informativo referente a prevenção e combate ao mosquito, como informes epdemiológicos, vídeos educativos e amplo material de apoio aos Municípios composto por folderes, cartazes, banners, cartilhas entre outros.
 
O portal abre espaço para o recebimento de material de boas práticas, além de sugestões, ideias, opiniões e dicas úteis no combate ao mosquito. Os gestores municipais e as comunicadades locais poderão fazê-lo como forma de contribuir para o envolvimento de todo o movimento municipalista em tema tão relevante.
 
Clique aqui  para acessar o hotsite da CNM de combate ao Aedes aegypti. Clique aqui  para consultar a lista de Municípios a serem atendidos no dia 13 de fevereiro.