Logotipo CNM Muncípios Contra a Dengue

Envie-nos seu material, boa prática, sugestões, ideias, opiniões e dicas

Brasil e universidade do Texas firmam acordo para vacina contra zika

11 de fevereiro de 2016

11022016_aedesaegypti_PNUDUma medida importante que pode ajudar no combate ao Aedes aegypti deve começar a ser desenvolvida em breve. Um acordo internacional para o desenvolvimento de vacina contra o zika foi anunciado nesta quinta-feira, 11 de fevereiro. A parceria foi firmada entre a Universidade do Texas e o Instituto Evandro Chagas, no Pará.

Segundo o Ministério da Saúde, a estimativa é que o produto esteja concluído em até dois anos. Terminado esse prazo, teriam início os testes. O Instituto Evandro Chagas informou que o imunizante será feito a partir de trechos do vírus responsáveis por desencadear resposta imune. Esses fragmentos seriam inseridos em uma espécie de cápsula formada também com material do vírus, mas que não teria risco de provocar a infecção no paciente.

Outras duas frentes de pesquisa para desenvolvimento de vacinas estão em negociação. Uma delas é uma parceria entre os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos e o Instituto Butantan. Há ainda possibilidade do desenvolvimento de imunizante numa parceria entre Biomanguinhos e um laboratório farmacêutico.

Agência CNM, com informações da Agência Estado