Logotipo CNM Muncípios Contra a Dengue

Envie-nos seu material, boa prática, sugestões, ideias, opiniões e dicas

Testes da vacina contra dengue são feitos em Município gaúcho

29 de julho de 2016

Portal da SaúdeA vacina contra a dengue será testada em voluntários do Município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Após essa última etapa de testes, o antídoto será submetido à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser produzido em larga escala e usado em campanhas de imunização.

Desenvolvida no Brasil pelo Instituto Butantan, a vacina foi criada para proteger contra os quatro sorotipos da dengue por meio de uma única dose. Aproximadamente mil voluntários, com idade entre 18 e 59 anos, irão participar dos testes. Dois terços do grupo recebem a vacina e, no restante, é aplicado um placebo.

Uma equipe médica irá acompanhar os efeitos da vacina pelos próximos cinco anos. Os pesquisadores vão comparar a consistência da resposta imune entre os diferentes lotes da vacina.

Outros testes estão em andamento em cidades como: Manaus (AM), Fortaleza (CE), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), São José do Rio Preto (SP) e São Paulo (SP). Ao todo, os testes envolverão 17 mil voluntários em 13 Municípios.

Sobre o antídoto

As vacinas foram desenvolvidas em parceria com os institutos nacionais de Saúde dos Estados Unidos. São produzidas com vírus vivos, mas geneticamente enfraquecidos, pois assim a resposta imunológica tende a ser mais forte. Os vírus presentes na vacina não têm potencial para provocar a dengue.

Da Agência CNM, com informações da Agência Brasil