Logotipo CNM Muncípios Contra a Dengue

Envie-nos seu material, boa prática, sugestões, ideias, opiniões e dicas

Municípios são convocados para Semana Nacional de Mobilização e combate ao Aedes aegypti

23 de outubro de 2017

23102017 semana aedes mecEntre os dias 23 a 27 de outubro acontecerá a Semana Nacional de Mobilização dos setores da Educação, Assistência Social e Saúde para o combate ao Aedes aegypti. O objetivo é alertar a sociedade sobre a importância de eliminar possíveis focos do mosquito antes do período de chuvas.

Mais de 210 mil unidades públicas e privadas de todo o Brasil estão sendo mobilizadas pela Sala Nacional de Coordenação e Controle, que reúne os ministérios da Saúde; da Integração Nacional; da Defesa; do Desenvolvimento Social; da Educação; Casa Civil e a Secretaria de Governo da Presidência da República, além de outros órgãos convidados.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta para que os gestores municipais participem da campanha. De acordo com os organizadores, Estados e Municípios tem autonomia para definir quais ações serão realizadas durante a ação.

A orientação da Sala Nacional é de que sejam realizadas atividades que envolvam a prevenção e o combate do Aedes, como mutirões de limpeza, distribuição de materiais informativos, realização de rodas de conversas educativas, oficinas, teatros e gincanas.

Ainda para aproveitar o momento de mobilização, a Sala Nacional também indicou aos gestores que fossem inseridas equipes nas unidades de ensino para confeccionar Cartões Nacionais de Saúde aos estudantes que não possuem cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS).

Participação da CNM
A Confederação promove a campanha Municípios contra o Aedes Aegypti, que busca envolver o poder público local, os profissionais de saúde e a comunidade para combater a proliferação do inseto.

Para saber mais sobre a campanha acesse aqui

Acesse o material de divulgação.

Agência CNM, com informações do Ministério da Saúde